Oscar Piastri brilha e assegura a liderança do campeonato. Hamilton tem discussão acalorada no rádio sobre a estratégia da Ferrari. Bortoleto tem falha mecânica e não termina a corrida.
Por Laura Machado

As Primeiras Voltas
A corrida começou em Miami com a pista seca em meio à previsão de chuva e boatos de cancelamento da corrida. Na pole position, estava Max Verstappen, que despontou na largada sendo perseguido por Lando Norris, que ao tentar alcançar Max, acabou se atrapalhando no momento do ataque e foi espremido para fora da pista, caindo para P6. O incidente gerou uma investigação em cima dos dois pilotos, porém, não houveram punições.
O australiano Jack Doohan teve um toque roda com roda com Liam Lawson em uma disputa logo no início e acabou precisando abandonar a corrida por conta dos danos sofridos. O acidente gerou uma bandeira amarela, mas a pista foi liberada ainda na volta 4. Mais tarde, esse toque faria com que Liam Lawson também precisasse deixar a corrida na volta 38, pelos danos no carro.

Gabriel Bortoleto, que em Miami teve a melhor classificação de sua carreira na F1, largando em P13, fez uma ultrapassagem em cima de Lewis Hamilton. Mesmo que ainda na mesma volta, Lewis já tenha conquistado a posição de volta, os brasileiros tiveram um momento para comemorar, com nosso novato disputando posição com um heptacampeão.
Quando chegamos na volta 10, já haviam acontecido diversas ultrapassagens. Norris tentava recuperar as posições perdidas com o incidente da largada e escalava o grid novamente. Piastri, após ultrapassar Kimi Antonelli da Mercedes, corria para alcançar Verstappen. As Wiliams estavam pressionando as Mercedes, em uma disputa de igual para igual, demonstrando a grande evolução da equipe britânica.
Piastri x Verstappen x Norris
Os dois pilotos considerados “frios e calculistas” protagonizaram uma disputa rodeada por pensamento calmo e estratégia. Piastri pressionou Verstappen volta a volta, até conseguir encontrar o momento perfeito e deixar o tetracampeão sem nenhuma opção além de aceitar a ultrapassagem.
Norris, que lutou para retornar à frente, também esperava uma oportunidade de ultrapassar Max. O piloto britânico tentou a ultrapassagem duas vezes. Na primeira, precisou fazer a devolução de posição por ter ultrapassado fora da pista, mas na segunda, ultrapassou e conseguiu abrir vantagem.
Disputas e Abandonos
Hamilton, na Ferrari, estava lutando para conseguir ultrapassar a Haas de Esteban Ocon em uma perseguição volta a volta e com momentos lado a lado. O francês surpreendeu ao se defender da Ferrari por várias voltas consecutivas, até finalmente ser ultrapassado na volta 22. Ao mesmo tempo, Charles Leclerc ficava atrás das Williams, sem conseguir encontrar uma oportunidade de ultrapassagem desde o começo da corrida.
Oliver Bearman, da Haas, acabou precisando abandonar a corrida, após uma falha mecânica no seu motor, que fez seu carro parar. Pouco tempo depois, o brasileiro Gabriel Bortoleto também passou a se queixar sobre problemas no motor. Nesse momento, ele já havia perdido 4 posições após a troca de pneus, sem potência para se recuperar. Com um carro cada vez mais lento, não houve outra opção para a Sauber, e ele precisou deixar a corrida, não conseguindo nem levar o carro até os boxes.
Toda a situação ainda gerou um Virtual Safety Car, que, ao ser encerrado, gerou uma acalorada disputa entre Carlos Sainz e as duas Ferraris. Enquanto Leclerc pressionava seu ex-companheiro de equipe pela 7° posição, seu atual companheiro de equipe espreitava uma oportunidade. Como resultado, um ajudou o outro, e Leclerc conseguiu a sétima posição, com Hamilton também ultrapassando Sainz e – quase – ultrapassando o monegasco na sequência.
O clima esquentou no rádio da Ferrari.
Um pouco depois da ultrapassagem dupla da Ferrari, o heptacampeão se posicionou no rádio pedindo uma inversão de posições entre ele e Leclerc. No momento, ele sentia que estava mais rápido e os números mostrados na transmissão confirmavam isso. Porém, a princípio, a equipe italiana não aceitou o pedido. Essa decisão gerou uma forte reclamação por parte do britânico, que disse que a Ferrari não estava fazendo um bom trabalho de equipe ao não inverter as posições. Após algum tempo de discussão e insistência, a Ferrari pediu para Leclerc ceder a 7° posição para Lewis.
A situação não acabaria por aí, já que pouco tempo depois, Charles Leclerc passou a se queixar da velocidade do britânico, dizendo que estava preso atrás dele, indicando uma possível segunda inversão de posições. Na volta 52, após observar a performance dos carros, e entender qual dos dois tinha mais chance de tirar o P6 de Antonelli, Ferrari disse para Lewis ceder a posição para Charles, mas não obteve respostas do piloto britânico, que após algum tempo em silêncio, tirou o pé e deixou o monegasco realizar a ultrapassagem.
Porém, Hamilton demonstrou insatisfação com a escolha em um recorte do rádio, onde a Ferrari informava que Sainz estava 1,4 segundos atrás de Hamilton e o mesmo respondeu “Você quer que eu o deixe passar também?”. Traduzimos essa imagem postada pela Sky Sports britânica, que reúne os principais momentos da rádio da Ferrari na corrida:

Após o GP, em entrevista à imprensa, segundo publicado pelo site italiano Formula Passion, Lewis Hamilton se posicionou sobre a situação:
“No início, com os pneus duros, tive muita dificuldade com a aderência e perdi muito tempo atrás da Haas do Ocon, também porque a pista tinha praticamente voltado ao ‘verde’ com a chuva – disse Hamilton –
depois, quando finalmente coloquei os pneus novos, finalmente senti que tinha algum ritmo e queria explorá-lo, mas
perdi muito tempo na situação que foi criada . Leclerc estava com dificuldades na minha frente com o composto que eu tinha antes, perdi muitos segundos e, obviamente, fiquei frustrado. Não é que eu não estivesse feliz com a gestão, mas não estava claro o que a equipe queria fazer. Falaremos sobre isso internamente, certamente nem Leclerc nem eu estamos onde queremos estar. Nós atrás da Williams? Sim, James Vowles fez um ótimo trabalho, temos muito trabalho a fazer e precisamos encontrar desempenho”.
E chegamos ao fim
Nas últimas voltas, Verstappen corria para alcançar Russel e conquistar a 3° posição, que perdeu no momento da troca de pneus, não conseguindo mais recuperar devido à consistência da Mercedes. Na sequência, estava Alexander Albon, da Williams, segurando a 5° posição, e Kimi Antonelli, na 6° posição.
Oscar Piastri, que dirigiu grande parte da corrida tranquilamente e sem preocupações, recebeu a bandeirada com uma folga de 4,6 segundos à frente de Norris, que conseguiu se recuperar após o incidente da largada e conquistar a segunda posição. Com essa vitória, Piastri passa Norris no número de vitórias na carreira, chegando ao número de 6 vitórias enquanto Lando possui 5.
Na última volta, a poucos momentos da bandeirada, Carlos Sainz tentou ultrapassar Lewis Hamilton, gerando um toque roda a roda, mas que manteve os dois carros na pista nas mesmas posições em que estavam. Mesmo após a corrida, foi iniciada uma investigação, porém não houveram punições.
Também, após a corrida, a Red Bull apresentou um protesto alegando que George Russel não desacelerou no momento da bandeira amarela causada por Bortoleto, e que isso teria feito com que o britânico abrisse uma vantagem indevida. Até o momento da publicação desse artigo, a FIA não se pronunciou sobre o caso.
Veja abaixo como ficaram as posições finais da corrida:
Pos. | Nº | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 81 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 57 | 1:28:51.587 | 25 |
2 | 4 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 57 | +4.630s | 18 |
3 | 63 | George Russell | Mercedes | 57 | +37.644s | 15 |
4 | 1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 57 | +39.956s | 12 |
5 | 23 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 57 | +48.067s | 10 |
6 | 12 | Kimi Antonelli | Mercedes | 57 | +55.502s | 8 |
7 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 57 | +57.036s | 6 |
8 | 44 | Lewis Hamilton | Ferrari | 57 | +60.186s | 4 |
9 | 55 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 57 | +60.577s | 2 |
10 | 22 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 57 | +74.434s | 1 |
11 | 6 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 57 | +74.602s | 0 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 57 | +82.006s | 0 |
13 | 10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 57 | +90.445s | 0 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 56 | +1 volta | 0 |
15 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 56 | +1 volta | 0 |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 56 | +1 volta | 0 |
NC | 30 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 36 | DNF | 0 |
NC | 5 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 30 | DNF | 0 |
NC | 87 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 27 | DNF | 0 |
NC | 7 | Jack Doohan | Alpine Renault | 0 | DNF | 0 |
Veja também as colocações do campeonato de pilotos pós GP de Miami:
Pos. | Piloto | Nacionalidade | Carro | Pts |
---|---|---|---|---|
1 | Oscar Piastri | AUS | McLaren Mercedes | 131 |
2 | Lando Norris | GBR | McLaren Mercedes | 115 |
3 | Max Verstappen | NED | Red Bull Racing Honda RBPT | 99 |
4 | George Russell | GBR | Mercedes | 93 |
5 | Charles Leclerc | MON | Ferrari | 53 |
6 | Kimi Antonelli | ITA | Mercedes | 48 |
7 | Lewis Hamilton | GBR | Ferrari | 41 |
8 | Alexander Albon | THA | Williams Mercedes | 30 |
9 | Esteban Ocon | FRA | Haas Ferrari | 14 |
10 | Lance Stroll | CAN | Aston Martin Aramco Mercedes | 14 |
11 | Yuki Tsunoda | JPN | Red Bull Racing Honda RBPT | 9 |
12 | Pierre Gasly | FRA | Alpine Renault | 7 |
13 | Carlos Sainz | ESP | Williams Mercedes | 7 |
14 | Nico Hulkenberg | GER | Kick Sauber Ferrari | 6 |
15 | Oliver Bearman | GBR | Haas Ferrari | 6 |
16 | Isack Hadjar | FRA | Racing Bulls Honda RBPT | 5 |
17 | Fernando Alonso | ESP | Aston Martin Aramco Mercedes | 0 |
18 | Liam Lawson | NZL | Racing Bulls Honda RBPT | 0 |
19 | Jack Doohan | AUS | Alpine Renault | 0 |
20 | Gabriel Bortoleto | BRA | Kick Sauber Ferrari | 0 |