Surpresas e lesões marcaram as semifinais de Leste e Oeste
Por: Leonardo Lopes

Estão definidas as finais de conferência da temporada 2024/2025 da NBA. Com a vitória do Oklahoma City Thunder sobre o Denver Nuggets neste domingo (19), foram oficialmente conhecidos os quatro times que brigarão pelo troféu Larry O’Brien.
O OKC venceu a equipe do Colorado em sete jogos, em uma série muito disputada, diferente da última partida, que terminou 125 a 93, com 32 pontos de vantagem para o time de Oklahoma City. Denver chegou a ter 2 a 1 na série após “roubar” o mando de quadra logo no primeiro jogo, mas OKC recuperou o mando na quarta partida e abriu 3 a 2. Os Nuggets, comandados por atuação brilhante de Nikola Jokic empataram a série e levaram para o jogo decisivo.
No jogo sete, não houve chances para os Nuggets, que já não tinham Michael Porter Jr 100% em condições, e para a última partida tiveram Aaron Gordon jogando com uma lesão de grau 2 na coxa. Shai Gilgeous-Alexander com 35 pontos e Jalen Williams com 24 foram os cestinhas do jogo, mas o cara da partida foi Alex Caruso com uma marcação impecável sobre Jokic, limitando o pivô sérvio a 20 pontos.
O Thunder irá enfrentar na final do Oeste o Minnesota Timberwolves, que chega pelo segundo ano consecutivo às finais de conferência. Os lobos eliminaram em cinco jogos o Golden State Warriors, que perderam logo no início da primeira partida o armador Steph Curry. O astro sofreu uma distensão muscular de grau 1 no tendão da coxa esquerda.
Mesmo sem Curry, os Warriors conseguiram vencer o jogo 1 e roubar o mando de quadra, mas para a sequência da série, a ausência de sua principal estrela e com Jimmy Butler sem estar em plenas condições, o time de São Francisco não foi páreo para Anthony Edwards e o iluminado Julius Randle. Com a posição cinco fragilizada nos Warriors com Trayce Jackson-Davis e Kevon Looney, os Wolves aproveitaram e o francês Rudy Gobert foi peça fundamental para a vitória do Minnesota em cinco jogos.
As semifinais do Leste surpreenderam os fãs da NBA, que viram os dois melhores times da conferência serem eliminados sem muitas contestações. As lesões voltaram a assombrar a liga e foram determinantes para as eliminações de Celtics e Cavs.
O Indiana Pacers é outro que chega à final de conferência pela segunda temporada consecutiva. A força coletiva dos comandados de Rick Carlisle se mostrou forte novamente. Liderados por Tyrese Haliburton, os Pacers eliminaram o Cleveland Cavaliers em cinco jogos.
Os Cavs tiveram o seu franchise player Donovan Mitchel baleado durante toda a série, além de contar com as ausências de Darius Garland, Evan Mobley e DeAndre Hunter em momentos importantes.
Os Pacers vão enfrentar na final do Leste o New York Knicks, repetindo a grande rivalidade dos anos 90, onde o Indiana de Reggie Miller e o Knicks de Patrick Ewing se encontraram sete vezes na pós-temporada.
O time nova-iorquino eliminou os atuais campeões Boston Celtics, que nas duas primeiras partidas dentro do TD Garden chegaram a ter mais de 20 pontos de vantagem e sofreram a virada. Os Celtics recuperaram um dos mandos e venceram o jogo 3 dentro do lendário Madison Square Garden, mas na partida número quatro veio a maior fatalidade para o torcedor celta. O astro Jayson Tatum, que tinha 42 pontos na partida, rompeu o tendão de aquiles e sofreu aquela que é considerada a pior lesão na NBA. Tatum passou por cirurgia já na manhã do dia seguinte em Nova Iorque e não tem prazo para retornar às quadras, podendo perder toda a próxima temporada.
Os Knicks voltam a final do Leste após 25 anos e tem em Jalen Brunson a sua maior esperança, o jogador eleito o mais “clucth” da temporada, aquele que é mais decisivo dentro dos cinco minutos finais dos jogos foi o grande nome da série e com a ajuda de Karl-Anthony Towns e dos incansáveis Josh Hart e Mikal Bridges enlouqueceram o Garden e toda a cidade.
Confira os horários das finais de conferência:
Oklahoma City Thunder x Minnesota Timberwolves
Jogo 1 – terça-feira (20) às 21h30
Jogo 2 – quinta-feira (22) às 21h30
Jogo 3 – sábado (24) às 21h30
Jogo 4 – segunda-feira (26) às 21h30
Jogo 5 (caso necessário) – quarta-feira (28) às 21h30
Jogo 6 (caso necessário) – sexta-feira (30) às 21h30
Jogo 7 (caso necessário) – domingo (01) às 21h30
New York Knicks x Indiana Pacers
Jogo 1 – quarta-feira (21) às 21h00
Jogo 2 – sexta-feira (23) às 21h00
Jogo 3 – domingo (25) às 21h00
Jogo 4 – terça-feira (27) às 21h00
Jogo 5 (caso necessário) – quinta-feira (29) às 21h00
Jogo 6 (caso necessário) – sábado (31) às 21h00
Jogo 7 (caso necessário) – segunda-feira (02) às 21h00
Os times da esquerda tem o mando de quadra na melhor de sete jogos.