Piastri e Norris consolidam dominância da McLaren na Espanha e Leclerc conquista a P3 após erro de Verstappen, que foi punido no fim da corrida.
Por Laura Machado

O GP da Espanha começou com apenas 19 carros no grid, após Lance Stroll, da Aston Martin, reportar dores na mão (ligadas à uma antiga lesão no pulso) após a classificação de sábado. Sendo assim, quando um piloto abandona a corrida depois de se classificar, ele não pode ser substituído pelo piloto reserva da equipe. No caso da Aston Martin, o piloto reserva seria o brasileiro Felipe Drugovich. O canadense ainda passará por um procedimento cirúrgico e é dúvida para o próximo GP, que seria sua home race no Canadá, dia 15 de junho.
No circuito da Catalunha, quando as luzes vermelhas se apagaram, Piastri despontou na primeira posição, mas Norris e Russel perderam a 2° e a 4° colocação, respectivamente, para Max Verstappen e Lewis Hamilton.
Na segunda volta, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso disputavam a 10° posição, enquanto Bortoleto seguia na 12° posição, assistindo o embate à sua frente.
Na 6° volta, Charles Leclerc, que ganhou duas posições na largada e se encontrava em P5, perseguia seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, buscando uma troca de posições na pista. Enquanto as duas Ferraris estavam coladas, Lando Norris trabalhava para chegar no piloto à sua frente, Max Verstappen, querendo conquistar a segunda colocação.
Após quase ser ultrapassado por Leclerc, Hamilton ouviu em sua rádio o pedido da Ferrari para trocar posições com o monegasco. Sem contestar, ele fez a troca com o companheiro de equipe, que embarcava em uma jornada para alcançar Norris em P3.
Na volta 13, Lando Norris finalmente passaria Max Verstappen, que após a ultrapassagem, rapidamente entrou nos boxes para colocar outro par de pneus macios. Após alguns carros começarem a parar, Bortoleto estava na 10° posição, e surgia a esperança de que a Sauber acertaria a estratégia dessa vez.
Na volta 21, Bortoleto entraria nos boxes para a troca de pneus, mas sairia na última posição, mesmo com uma parada rápida de 2.1s. Cinco voltas depois, uma disputa entre Alexander Albon e Lawson custou a asa de Alex em uma disputa de corrida.
O dano na asa fez com que a Williams chamasse Albon para abandonar a corrida, mas não sem antes pagar 10 segundos de punição por ter saído da pista e ganhado vantagem no momento da disputa.
Verstappen, que foi parar na primeira posição após a estratégia da primeira parada de cada equipe, reclamava de seu ritmo de corrida. Na volta 30, ele foi chamado para fazer sua segunda troca de pneus, saindo na 4° posição à frente de Hamilton. O heptacampeão também reclamava de seu ritmo, à medida em que ficava cada vez mais lento e mais próximo de George Russel, que tentava alcançar Hamilton para tomar sua posição.
Na volta 34, Gabriel Bortoleto disputou a 13° posição com Carlos Sainz, conseguindo ultrapassar o espanhol pouco antes da curva. Veja o momento no vídeo abaixo:
Em meio às queixas sobre o ritmo do carro, Verstappen conseguiu passar Leclerc na volta 36, após ter ficado um bom tempo estudando o ritmo da Ferrari para tentar assegurar seu lugar no pódio.
Lewis Hamilton, que já não estava em um bom ritmo, teve uma parada demorada com a Ferrari, perdendo mais algumas posições. Bortoleto parou novamente na volta 51, e saiu da 10° posição para a 17°, novamente entrando na missão de escalar o grid, que acontece após todas as suas paradas com a Sauber.
Na volta 52, Max Verstappen e Lando Norris tiveram contratempos com os retardatários Bearman e Lawson, que não estavam liberando a pista rapidamente por estarem disputando posições. Max Verstappen passou dando um sinal de “se liga!” com a mão e reclamando na rádio.

Na volta 55, à 11 voltas do fim, Antonelli se perdeu na brita e gerou um safety car que movimentaria o grid e geraria uma relargada. Na volta 60, o safety car ainda estava na pista, e os carros se alinhavam para a relargada, com os 10 primeiros bem afastados dos – agora – 7 últimos. Assim, a relargada se iniciaria na curva.
Após Verstappen errar e bobear na pista, Leclerc, que estava à espreita, fez a ultrapassagem. Verstappen chegou a reclamar sobre um toque de Leclerc, que entraria sob investigação. Russel que também tentou a ultrapassagem acabou tocando em Max, que saiu da pista e ganhou vantagem.
A direção de prova pediu para Max devolver a posição para Russel, mas o holandês, no momento da ultrapassagem, tocou na Mercedes do piloto inglês, demonstrando que não estava contente em devolver a posição.
Bortoleto finalizou a corrida em 12°, após ter sido ultrapassado por Alonso em uma das últimas voltas. Assim como Nico Hulkenberg, também da Sauber, ultrapassou Hamilton, chegando em P6 e garantindo bons pontos para a equipe de Bortoleto.
Oscar Piastri, que não teve nenhum grande embate na corrida, fez seu trabalho e dirigiu tranquilamente até a vitória, sem ser pressionado por Norris ou por qualquer outra coisa, fora suas paradas e sua estratégia.
Por conta do movimento em cima de Russel, Max Verstappen tomou 10 segundos de punição e caiu para a 10° colocação. Com isso, os pilotos que estavam de P10 até P6 ganharam uma posição.
Veja como ficou o grid final após a revisão das punições:
Pos. | Nº | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 81 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 66 | 1:32:57.375 | 25 |
2 | 4 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 66 | +2.471s | 18 |
3 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 66 | +10.455s | 15 |
4 | 63 | George Russell | Mercedes | 66 | +11.359s | 12 |
5 | 27 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 66 | +13.648s | 10 |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Ferrari | 66 | +15.508s | 8 |
7 | 6 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 66 | +16.022s | 6 |
8 | 10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 66 | +17.882s | 4 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 66 | +21.564s | 2 |
10 | 1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 66 | +21.826s | 1 |
11 | 30 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 66 | +25.532s | 0 |
12 | 5 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 66 | +25.996s | 0 |
13 | 22 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 66 | +28.822s | 0 |
14 | 55 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 66 | +29.309s | 0 |
15 | 43 | Franco Colapinto | Alpine Renault | 66 | +31.381s | 0 |
16 | 31 | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 66 | +32.197s | 0 |
17 | 87 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 66 | +37.065s | 0 |
NC | 12 | Kimi Antonelli | Mercedes | 53 | DNF | 0 |
NC | 23 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 27 | DNF | 0 |
Veja também, a tabela do campeonato mundial de pilotos:
Pos. | Carro | Nacionalidade | Carro | Pts |
---|---|---|---|---|
1 | Oscar Piastri | AUS | McLaren Mercedes | 186 |
2 | Lando Norris | GBR | McLaren Mercedes | 176 |
3 | Max Verstappen | NED | Red Bull Racing Honda RBPT | 137 |
4 | George Russell | GBR | Mercedes | 111 |
5 | Charles Leclerc | MON | Ferrari | 94 |
6 | Lewis Hamilton | GBR | Ferrari | 71 |
7 | Kimi Antonelli | ITA | Mercedes | 48 |
8 | Alexander Albon | THA | Williams Mercedes | 42 |
9 | Isack Hadjar | FRA | Racing Bulls Honda RBPT | 21 |
10 | Esteban Ocon | FRA | Haas Ferrari | 20 |
11 | Nico Hulkenberg | GER | Kick Sauber Ferrari | 16 |
12 | Lance Stroll | CAN | Aston Martin Aramco Mercedes | 14 |
13 | Carlos Sainz | ESP | Williams Mercedes | 12 |
14 | Pierre Gasly | FRA | Alpine Renault | 11 |
15 | Yuki Tsunoda | JPN | Red Bull Racing Honda RBPT | 10 |
16 | Oliver Bearman | GBR | Haas Ferrari | 6 |
17 | Liam Lawson | NZL | Racing Bulls Honda RBPT | 4 |
18 | Fernando Alonso | ESP | Aston Martin Aramco Mercedes | 2 |
19 | Gabriel Bortoleto | BRA | Kick Sauber Ferrari | 0 |
20 | Jack Doohan | AUS | Alpine Renault | 0 |
21 | Franco Colapinto | ARG | Alpine Renault | 0 |