Mais Esportes

GP da Espanha: Piastri vence com dobradinha da McLaren e Verstappen se complica no final

Piastri e Norris consolidam dominância da McLaren na Espanha e Leclerc conquista a P3 após erro de Verstappen, que foi punido no fim da corrida.

Por Laura Machado

Imagem: @McLarenF1 via X.

O GP da Espanha começou com apenas 19 carros no grid, após Lance Stroll, da Aston Martin, reportar dores na mão (ligadas à uma antiga lesão no pulso) após a classificação de sábado. Sendo assim, quando um piloto abandona a corrida depois de se classificar, ele não pode ser substituído pelo piloto reserva da equipe. No caso da Aston Martin, o piloto reserva seria o brasileiro Felipe Drugovich. O canadense ainda passará por um procedimento cirúrgico e é dúvida para o próximo GP, que seria sua home race no Canadá, dia 15 de junho.

No circuito da Catalunha, quando as luzes vermelhas se apagaram, Piastri despontou na primeira posição, mas Norris e Russel perderam a 2° e a 4° colocação, respectivamente, para Max Verstappen e Lewis Hamilton.

Vídeo: @Formula1FRP via X.

Na segunda volta, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso disputavam a 10° posição, enquanto Bortoleto seguia na 12° posição, assistindo o embate à sua frente.

Na 6° volta, Charles Leclerc, que ganhou duas posições na largada e se encontrava em P5, perseguia seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, buscando uma troca de posições na pista. Enquanto as duas Ferraris estavam coladas, Lando Norris trabalhava para chegar no piloto à sua frente, Max Verstappen, querendo conquistar a segunda colocação.
Após quase ser ultrapassado por Leclerc, Hamilton ouviu em sua rádio o pedido da Ferrari para trocar posições com o monegasco. Sem contestar, ele fez a troca com o companheiro de equipe, que embarcava em uma jornada para alcançar Norris em P3.

Na volta 13, Lando Norris finalmente passaria Max Verstappen, que após a ultrapassagem, rapidamente entrou nos boxes para colocar outro par de pneus macios. Após alguns carros começarem a parar, Bortoleto estava na 10° posição, e surgia a esperança de que a Sauber acertaria a estratégia dessa vez.

Na volta 21, Bortoleto entraria nos boxes para a troca de pneus, mas sairia na última posição, mesmo com uma parada rápida de 2.1s. Cinco voltas depois, uma disputa entre Alexander Albon e Lawson custou a asa de Alex em uma disputa de corrida.

Vídeo: @NFFormula via X.

O dano na asa fez com que a Williams chamasse Albon para abandonar a corrida, mas não sem antes pagar 10 segundos de punição por ter saído da pista e ganhado vantagem no momento da disputa.

Verstappen, que foi parar na primeira posição após a estratégia da primeira parada de cada equipe, reclamava de seu ritmo de corrida. Na volta 30, ele foi chamado para fazer sua segunda troca de pneus, saindo na 4° posição à frente de Hamilton. O heptacampeão também reclamava de seu ritmo, à medida em que ficava cada vez mais lento e mais próximo de George Russel, que tentava alcançar Hamilton para tomar sua posição.

Na volta 34, Gabriel Bortoleto disputou a 13° posição com Carlos Sainz, conseguindo ultrapassar o espanhol pouco antes da curva. Veja o momento no vídeo abaixo:

Vídeo: @BrtoletoUpdates via X.

Em meio às queixas sobre o ritmo do carro, Verstappen conseguiu passar Leclerc na volta 36, após ter ficado um bom tempo estudando o ritmo da Ferrari para tentar assegurar seu lugar no pódio.

Lewis Hamilton, que já não estava em um bom ritmo, teve uma parada demorada com a Ferrari, perdendo mais algumas posições. Bortoleto parou novamente na volta 51, e saiu da 10° posição para a 17°, novamente entrando na missão de escalar o grid, que acontece após todas as suas paradas com a Sauber.

Na volta 52, Max Verstappen e Lando Norris tiveram contratempos com os retardatários Bearman e Lawson, que não estavam liberando a pista rapidamente por estarem disputando posições. Max Verstappen passou dando um sinal de “se liga!” com a mão e reclamando na rádio.

Imagem: @_racingbr via X.

Na volta 55, à 11 voltas do fim, Antonelli se perdeu na brita e gerou um safety car que movimentaria o grid e geraria uma relargada. Na volta 60, o safety car ainda estava na pista, e os carros se alinhavam para a relargada, com os 10 primeiros bem afastados dos – agora – 7 últimos. Assim, a relargada se iniciaria na curva.

Após Verstappen errar e bobear na pista, Leclerc, que estava à espreita, fez a ultrapassagem. Verstappen chegou a reclamar sobre um toque de Leclerc, que entraria sob investigação. Russel que também tentou a ultrapassagem acabou tocando em Max, que saiu da pista e ganhou vantagem.

Vídeo: @high_formula1 via X.

A direção de prova pediu para Max devolver a posição para Russel, mas o holandês, no momento da ultrapassagem, tocou na Mercedes do piloto inglês, demonstrando que não estava contente em devolver a posição.

Vídeo: @wesleyamarall via X.

Bortoleto finalizou a corrida em 12°, após ter sido ultrapassado por Alonso em uma das últimas voltas. Assim como Nico Hulkenberg, também da Sauber, ultrapassou Hamilton, chegando em P6 e garantindo bons pontos para a equipe de Bortoleto.

Oscar Piastri, que não teve nenhum grande embate na corrida, fez seu trabalho e dirigiu tranquilamente até a vitória, sem ser pressionado por Norris ou por qualquer outra coisa, fora suas paradas e sua estratégia.

Por conta do movimento em cima de Russel, Max Verstappen tomou 10 segundos de punição e caiu para a 10° colocação. Com isso, os pilotos que estavam de P10 até P6 ganharam uma posição.

Veja como ficou o grid final após a revisão das punições:

Pos.PilotoCarroVoltasTempoPts
181Oscar PiastriMcLaren Mercedes661:32:57.37525
24Lando NorrisMcLaren Mercedes66+2.471s18
316Charles LeclercFerrari66+10.455s15
463George RussellMercedes66+11.359s12
527Nico HulkenbergKick Sauber Ferrari66+13.648s10
644Lewis HamiltonFerrari66+15.508s8
76Isack HadjarRacing Bulls Honda RBPT66+16.022s6
810Pierre GaslyAlpine Renault66+17.882s4
914Fernando AlonsoAston Martin Aramco Mercedes66+21.564s2
101Max VerstappenRed Bull Racing Honda RBPT66+21.826s1
1130Liam LawsonRacing Bulls Honda RBPT66+25.532s0
125Gabriel BortoletoKick Sauber Ferrari66+25.996s0
1322Yuki TsunodaRed Bull Racing Honda RBPT66+28.822s0
1455Carlos SainzWilliams Mercedes66+29.309s0
1543Franco ColapintoAlpine Renault66+31.381s0
1631Esteban OconHaas Ferrari66+32.197s0
1787Oliver BearmanHaas Ferrari66+37.065s0
NC12Kimi AntonelliMercedes53DNF0
NC23Alexander AlbonWilliams Mercedes27DNF0
Tabela disponível em: Formula1.com

Veja também, a tabela do campeonato mundial de pilotos:

Pos.CarroNacionalidadeCarroPts
1Oscar PiastriAUSMcLaren Mercedes186
2Lando NorrisGBRMcLaren Mercedes176
3Max VerstappenNEDRed Bull Racing Honda RBPT137
4George RussellGBRMercedes111
5Charles LeclercMONFerrari94
6Lewis HamiltonGBRFerrari71
7Kimi AntonelliITAMercedes48
8Alexander AlbonTHAWilliams Mercedes42
9Isack HadjarFRARacing Bulls Honda RBPT21
10Esteban OconFRAHaas Ferrari20
11Nico HulkenbergGERKick Sauber Ferrari16
12Lance StrollCANAston Martin Aramco Mercedes14
13Carlos SainzESPWilliams Mercedes12
14Pierre GaslyFRAAlpine Renault11
15Yuki TsunodaJPNRed Bull Racing Honda RBPT10
16Oliver BearmanGBRHaas Ferrari6
17Liam LawsonNZLRacing Bulls Honda RBPT4
18Fernando AlonsoESPAston Martin Aramco Mercedes2
19Gabriel BortoletoBRAKick Sauber Ferrari0
20Jack DoohanAUSAlpine Renault0
21Franco ColapintoARGAlpine Renault0
Tabela disponível em: Formula1.com

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste