Futebol Internacional

Como estava o mundo do futebol quando o último time italiano venceu a Champions

Recentemente aconteceu a final da Champions League entre Manchester City e Inter de Milão, e a equipe inglesa venceu pela primeira vez na história

A equipe de Pep Guardiola venceu por 1×0 a Inter de Milão na Final da Champions – Foto: Michael Regan – UEFA/UEFA via Getty Images

Mas qual foi a última vez que um time italiano ganhou a Champions League? A equipe do Variando vai trazer um compilado de matérias sobre essa competição, que é considerada por muitos torcedores a melhor que existe.

Já fazia algum tempo que um time italiano havia chegado a final. Foi no ano de 2010, no dia 22 de maio. Ano marcado por Copa do Mundo, a Copa da África, que teve a Espanha como campeã do torneio e quando o Brasil foi eliminado pela Holanda, que acabaria em segundo lugar. Foi nessa Copa em que surgiu James Rodriguez, um dos destaques da Colômbia com desempeho que fez com que o jogador fosse para o Real Madrid.

Em 2010, tínhamos Ronaldo e Roberto Carlos no Corinthians, mas foi o Fluminense que foi campeão brasileiro e o Internacional foi o Campeão da Libertadores em cima do Chivas.

Corinthians conseguiu juntar dois dos maiores craques brasileiros em um só time em 2010 – Foto: Daniel Augusto Jr./Fotoarena

Além de Ronaldo e Roberto Carlos que ja eram conhecidos mundialmente, outros craques que estavam surgindo e tomando conta do futebol brasileiro naquele ano, Neymar e Paulo Henrique Ganso eram os principais jogadores do Brasil, juntos levaram a equipe do Santos à conquistar a taça da Copa do Brasil, com um saldo surpreendente de gol a favor, foram 61 gols feitos na temporada. O peixe aplicou uma goleada histórica de 10×0 pra cima do Naviraiense do Mato Grosso do Sul.

 Foto: Ricardo Saibun/Santos

Na Europa, a Inter de Milão enfrentou o Bayern de Munique no Santiago Bernabéu, na Espanha, para decidir quem iria levantar a taça da Champions e enfrentar o Mazembe na  final do Mundial de Clubes, já que o Internacional perdeu de 2×0 na semifinal.

Goleiro Kidiaba, do Mazembe em sua comemoração nos gols do time africano contra o Internacional – Foto: JEFFERSON BERNARDES/PREVIEW.COM/AE

Em campo na final da Champions, o time da Inter de Milão tinha uma constelação de craques; Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Zanetti, Sneijder, Eto’o e Milito no ataque. Enquanto os alemães, tinham nomes como, Lahm, Schweinsteiger, Thomas Muller, Robben, Klose e Mario Gomez.

A Inter venceu por 2×0, com dois gols do argentino Diego Milito, que foi eleito o homem do jogo. A menção honrosa vai para o holandês Wesley Sneijder, que fez uma das melhores temporadas de sua carreira, muitos torcedores acham que a bola de ouro deveria ser do craque da Inter de Milão, mas acabou nas mãos de Lionel Messi. 

O capitão Javier Zanetti levanta a taça da Champions League – FOTO: AFP

Naquele ano a Inter ainda amargou a vice colocação no campeonato italiano, vendo seu arque rival Milan levantar a taça, que naquela ocasião era o 18º titulo rossonero.

A Internazionale tem ao todo 19 taça do campeonato italiano, três Champions League e venceu os três Mundiais que disputou, a curisidade é que em 1964 e 1965 a final do Mundial de Clubes foi uma dobradinha, pois a Internazionale enfrentou o Independiente que venceu a Libertadores duas vezes seguidas na época. Nessa estante super vitoriosa entram mais três títulos de Uefa Europa League.

Talvez você goste