Extras

Morre aos 66 anos o ex-puglista Maguila

Ex-boxeador sofria de demência pugilística por conta dos golpes na cabeça

Por Leonardo Lopes

Foto: Divulgação/Uol

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro, faleceu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos.

Maguila foi diagnosticado em 2013 com Encefalopatia Traumática Crônica, uma doença incurável que também é conhecida como “demência pugilística”.

No boxe, Maguila fez 85 lutas profissionais, tendo vencido 77 delas e 61 por nocaute. Enfrentou grandes nomes da história do boxe, como Evander Holyfield e George Foreman.

O pugilista foi multi campeão e um dos maiores brasileiros da história do esporte. Não conquistou título em nenhuma das quatro principais organizações do boxe, mas foi campeão mundial dos pesos pesados pela Federação Mundial de Boxe (WBF), uma organização considerada de um escalão inferior. O título veio ao vencer o britânico Johnny Nelson.

Maguila estava morando no Centro Terapêutico Anjos de Deus, localizado em Itu, no interior de São Paulo. Após uma piora do quadro clínico, o ex-boxeador foi transferido para o Hospital das Clínicas na capital paulista, onde faleceu nesta quinta (24).

Sua esposa, Irani Pinheiro, relatou a TV Record que Maguila estava internado há 28 dias.

“Ele ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia”

Além da esposa, Maguila deixa três filhos, Edmilson, Adilson e Adenilson.

Em 2018, Maguila concordou, em consentimento com a família, em doar o cérebro após sua morte para a realização de pesquisas. O mesmo foi feito com o ex -zagueiro da Seleção Brasileira, Bellini, que morreu com a mesma doença de Maguila.

O órgão será estudado na Universidade de São Paulo, com o objetivo de analisar consequências dos impactos na cabeça que ocorrem devido aos esportes e buscar desenvolver medidas de prevenção.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste