”SP Open” será disputado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
Por: Leonardo Lopes

O Brasil voltará a ter um torneio de tênis feminino de nível 250 após nove anos. O SP Open, como será chamado, está confirmado para estrear no calendário já em 2025, no mês de setembro.
A informação, trazida pelo jornalista Alexandre Cossenza, do blog Saque e Vôlei no UOL, conta que, com o sucesso recente do tênis feminino no Brasil, o desejo de contar com um torneio de elite para o naipe feminino já era antigo, tanto de jogadoras como de organizadores. O anúncio oficial deve ser feito pela WTA nos próximos dias.
A competição será organizada pela IMM, a mesma empresa responsável pela realização do Rio Open e do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
“O São Paulo Open de Tênis é mais um grande ativo que a IMM, principal empresa do País nos segmentos de esporte e entretenimento, traz para a Cidade de São Paulo. Sempre tivemos o desejo de promover uma competição feminina de alto nível, reunindo grandes jogadoras. Agora, graças ao apoio da Prefeitura e de importantes marcas, vamos realizar esse sonho. A ambição é oferecer ao público grandes jogos, além de lazer e entretenimento de qualidade. Com isso, em pouco tempo, vamos consolidar o SP Open como um dos principais eventos esportivos da América do Sul” Disse Alan Adler, CEO da IMM.
“O SP Open vai proporcionar outros benefícios diretos e indiretos para toda população. A presença de grandes atletas, com certeza, vai estimular a prática do tênis, contribuindo para o surgimento de novos campeões. Sob a perspectiva econômica e social, vamos ter geração de emprego e renda, e aumento da arrecadação de tributos, que é revertida em melhores serviços para quem vive na Cidade. Sem dúvidas, a chegada do SP Open é uma grande conquista de São Paulo” Afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
O último torneio de nível 250 da WTA que o Brasil sediou foi o Rio Open, que teve fim em 2016. Atualmente, o país conta com o WTA 125 de Florianópolis, que acontece no mês de dezembro.
O São Paulo Open 2025 terá uma chave com 32 atletas em simples e com 16 parcerias na chave de duplas. A chave principal será disputada do dia 8 até o dia 14 de setembro, já o qualifyng terá 24 atletas disputando vaga na chave principal nos dias 6 e 7 de setembro.