Conjunto fatura título inédito para o Brasil
Por: Leonardo Lopes

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica conquistou neste sábado (10) o inédito título geral da Copa do Mundo, na etapa de Portimão, em Portugal.
Formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Barbara Urquiza, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves e Ana Luiza Franceschi, o conjunto somou no total 51.350 pontos, sendo 25.200 na série simples, a segunda maior nota do ano e 26.150 na série mista, que estreou hoje, ao som de “Evidências”, de dupla sertaneja, Chitãozinho e Xororó.
Este é o primeiro título geral da história de um conjunto brasileiro em etapas de Copa do Mundo, que já tinha conquistado duas medalhas de bronze e três de prata. O Brasil já havia conquistado três medalhas de ouro anteriormente, mas em finais por aparelho, nos cinco arcos em Portimão 2023 e nas fitas e bolas em Cluj 2023 e Portimão 2024.
Neste domingo (11), o conjunto braisleiro conquistou mais duas medalhas de ouro na etapa de Portimão em 2025, desta vez nas duas finais por aparelhos.
O primeiro ouro do dia veio na série das cinco fitas. Com uma apresentação brilhante, o conjunto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Barbara Galvão, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves e Ana Franceschi somou 26.700, a maior nota do mundo na atual temporada e conquistou a medalha com 3.650 pontos de vantagem para o segundo colocado.
Na série mista, com arcos e bolas, o conjunto encantou o público com mais uma espetacular performance ao som de “Evidências” e venceu com a nota 27.500.