Em meio a um mar de vermelho nas arquibancadas de Ímola, começaria o GP da Emilia-Romagna, a 7º corrida do ano, e a provável última corrida nesse circuito.
Por Laura Machado

Oscar Piastri, largando em P1, parecia ter conseguido o que seria uma largada perfeita, porém, Verstappen conseguiu ultrapassar o australiano antes mesmo da volta 2 com uma manobra bem na curva, ficando lado a lado com Piastri e o deixando sem opção, a não ser aceitar a perda de posição.
Pierre Gasly escapou na volta 3 – e quase colidiu com Bortoleto ao voltar para a pista – após ser ultrapassado por Charles Leclerc, que tentava escalar no grid após uma fraca classificação da Ferrari na frente dos Tifosi. Lewis Hamilton ainda perderia sua posição para Kimi Antonelli, da Mercedes, que também se classificou mal no sábado em sua home race.
Gabriel Bortoleto estava logo atrás de Lewis Hamilton, e tentava se aproximar para replicar a ultrapassagem que realizou em cima do heptacampeão na última corrida.
Na volta 10, presenciávamos Russel (Mercedes), Norris (McLaren) e Alonso (Aston Martin), respectivamente, batalhando pela terceira posição. Russel se defendeu com unhas e dentes, mas, assim como ele mesmo havia falado em uma entrevista, é impossível superar o ritmo da McLaren.
Na volta 12, ainda tinha muita corrida pela frente, mas Gabriel Bortoleto se encontrava na décima posição, nos dando esperança sobre seu possível primeiro ponto na F1. Logo, ele entrou nos boxes e acabou caindo para a última posição, tendo dificuldade em recuperar sua performance, como sempre é notado após as paradas da Sauber, já que não é um carro potente para ultrapassagens. O brasileiro acabou terminando a corrida na última posição do grid.
A estratégia da Ferrari para tentar pontuar em casa foi diferente entre seus dois pilotos. Charles Leclerc largou de pneus médios, e após apenas algumas voltas, trocou para os pneus duros. Já Lewis Hamilton começou com os pneus duros e os manteve enquanto seguia atrás de Antonelli e tentava fazer a ultrapassagem. O piloto britânico pediu para fazer a parada mas teve seu pedido negado pela equipe, que acreditava no sucesso do plano.
Enquanto isso, Oscar Piastri, que teve uma complicação em seu primeiro pit stop, estava correndo a todo vapor para voltar ao top 3 e possivelmente recuperar sua pole position.
Na volta 29, Esteban Ocon da Haas parou no meio da pista, gerando um Safety Car virtual, o que ajudou muito quem estava nas primeiras posições e ainda não haviam trocado os pneus, como por exemplo, Max Verstappen, que estava na primeira posição desde a ultrapassagem em cima de Piastri na volta 1.
Após toda a movimentação nos boxes, Lando Norris lançava volta mais rápida em cima de volta mais rápida tentando reduzir a diferença de 19 segundos entre ele e Verstappen. Na volta 34, Hamilton finalmente conseguiria ultrapassar o jovem italiano Kimi, iniciando agora sua rota atrás de Hadjar, que é fã assumido de Lewis.
Outra grande surpresa na corrida foi Alexander Albon, piloto da Williams, que passou grande parte da corrida entre os três primeiros colocados, até Piastri, o apelidado “Ice Boy” (menino de gelo), realizar a ultrapassagem e finalmente retornar ao pódio.
Na volta 41, a Ferrari demonstrava uma boa recuperação com seus dois pilotos, mostrando que algum de seus planos, o A, o B, ou o C, acabou realmente funcionando. Hamilton se encontrava em P5 e Leclerc em P6.
A Haas passou por uma corrida difícil, com um piloto nas últimas colocações e um piloto a menos, já que o carro de Ocon morreu e ele precisou abandonar a corrida.
Na volta 46, foi a vez do carro de Kimi Antonelli parar, coincidentemente, no mesmo lugar em que Ocon parou. Foi um fim triste para o italiano que recebeu o amor da torcida, e levou seus companheiros de classe – sim, ele ainda estuda – para o GP. Com isso, tivemos outra bandeira amarela, outro safety car, e outro “entra e sai” dos boxes. A McLaren fez uma parada ruim com Lando Norris, que acabou saindo da segunda colocação para a terceira, se encontrando atrás do companheiro de equipe Oscar Piastri.
Charles Leclerc estava apreensivo na relargada, pois não acreditava que seus pneus gastos teriam uma boa performance.
Por quê não trocaram os pneus de Leclerc?
A equipe da Ferrari comunicou o monegasco que eles não tinham um pneu disponível que pudesse durar até o final da corrida, como por exemplo, um pneu médio ou duro. Mesmo após Leclerc afirmar que até um pneu macio seria melhor do que os atuais, a equipe ainda sim optou por não fazer a troca e manter Charles na pista.
Após um longo safety car, que ficou por 8 voltas na pista, os carros que, nesse momento já estavam “colados”, puderam finalmente correr de novo. Lewis Hamilton aproveitou o momento para tentar recuperar a posição que perdeu ao ter trocado seus pneus durante a bandeira amarela.
Devemos destacar Yuki Tsunoda, que teve uma classificação difícil, colidindo fortemente com o muro e largando dos boxes na corrida de domingo. O piloto japonês concluiu a corrida em 10º lugar, na zona de pontuação.
Na volta 58, Norris, de pneus novos, conseguiu ultrapassar Piastri, após o britânico ter sugerido que o australiano estava com pneus gastos, e que ele não deveria “dificultar” sua corrida, insinuando uma possível troca de posições.
Na volta 61, Charles Leclerc forçou Albon para fora da pista ao tentar defender sua quarta posição. Após o incidente, Hamilton ultrapassou Albon e Leclerc em sequência, ficando com o 4º lugar. A equipe da Ferrari pediu para Charles devolver a posição para Albon, e após essa movimentação, a direção de prova decidiu não punir o monegasco.
Sendo assim, as Ferraris ficaram na 4º e na 6º colocação no grid final, melhorando muito sua performance de sábado, com Hamilton ganhando 8 posições, e Leclerc 5.
Max Verstappen cruzou a linha de chegada com a vitória, a sua segunda no ano de 2025. A dupla da McLaren que completava o pódio estava um tanto desapontada com os erros nas paradas da equipe, que reduziram as chances de vitória para os dois pilotos.
Assim se encerrou o GP da Emilia-Romagna, e seguimos na esperança do primeiro ponto de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1.
Veja como ficaram as colocações do campeonato de pilotos:
Veja como foram as posições finais de cada piloto na corrida:
Pos | No | Driver | Car | Laps | Time/retired | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 63 | 1:31:33.199 | 25 |
2 | 4 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 63 | +6.109s | 18 |
3 | 81 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 63 | +12.956s | 15 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Ferrari | 63 | +14.356s | 12 |
5 | 23 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 63 | +17.945s | 10 |
6 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 63 | +20.774s | 8 |
7 | 63 | George Russell | Mercedes | 63 | +22.034s | 6 |
8 | 55 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 63 | +22.898s | 4 |
9 | 6 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 63 | +23.586s | 2 |
10 | 22 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 63 | +26.446s | 1 |
11 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 63 | +27.250s | 0 |
12 | 27 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 63 | +30.296s | 0 |
13 | 10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 63 | +31.424s | 0 |
14 | 30 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 63 | +32.511s | 0 |
15 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 63 | +32.993s | 0 |
16 | 43 | Franco Colapinto | Alpine Renault | 63 | +33.411s | 0 |
17 | 87 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 63 | +33.808s | 0 |
18 | 5 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 63 | +38.572s | 0 |
NC | 12 | Kimi Antonelli | Mercedes | 44 | DNF | 0 |
NC | 31 | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 27 | DNF | 0 |